3 Modelos de Negócios Orientados a Projetos
- Alium
- 29 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de jul. de 2024
O conceito de modelos de negócios evoluiu bastante na última década, fazendo com que executivos e gestores passassem a enxergar novas formas de criar, vender e ganhar dinheiro com seus produtos e serviços. Porém, os chamados modelos de negócios orientados a projetos, ou seja, negócios que sua atividade principal é desenvolver projetos, não receberam tanta atenção assim de teóricos e praticantes. E isso fez com que muitos profissionais de projetos começassem a ter dificuldades de enxergar como será a sua atuação dentro dos novos modelos de negócios que estão surgindo.
É por isso que nesse artigo vamos falar sobre 3 modelos de negócios orientados a projetos, demonstrando exemplos, principais características e o tipo de atuação que profissionais de projetos podem ter dentro delas. Isso não quer dizer, vale ressaltar, que a atuação desses profissionais não se limitam apenas a esses modelos de negócios, mas sim que esses são os modelos que, na teoria, eles terão mais liberdade para exercer suas funções.
Mas antes, o que é um Modelo de Negócios?
Para aqueles que não estão muito familiarizados com o conceito de Modelos de Negócios, sugiro assistir a esse podcast sobre o tema. Ali você vai poder ver tudo que você precisa saber para começar a dominar esse assunto.
Agora sim, podemos conhecer 3 Modelos de Negócios Orientados a Projetos.
1 - Aberto
O modelo de negócios do tipo Aberto se caracteriza pelo uso de parcerias internas ou externas a organização, muitas delas por meio de cocriação, com o objetivo de tentar acelerar o processo de inovação.

As parcerias feitas podem ser de diversos tipos. A Netflix, por exemplo, criou em 2006 uma competição chamada Netflix Prize. A ideia era reunir uma série de times ao redor de todo o mundo para desenvolver um algoritmo para seleção de filmes. A equipe que desenvolvesse o melhor algoritmo ganharia o prêmio de 1 milhão de dólares.
Nesses modelos de negócios os profissionais de projetos trabalham em times especializados em conduzir projetos de inovação radical ou disruptiva. Empresas de tecnologia são as que mais oferecem oportunidades de trabalho nessa área.
2 - Outsourcing
O modelo de negócios de Outsourcing é o modelo mais clássico para profissionais de projetos. Nesse modelo as empresas atendem a demandas específicas de clientes em projetos que as empresas contratantes não possuem know-how para executar ou que eles simplesmente preferem não executar por entender que a terceirização oferece menos riscos.

Empresas de consultoria são um grande exemplo disso. Nelas os profissionais de projetos podem atuar em projetos de diversas áreas, mas em sua grande maioria acabam atuando em projetos de gestão e de tecnologia.
Nesse tipo de modelo, os profissionais de projetos devem se acostumar a trabalhar com diferentes equipes e a lidar com diferentes tipos de clientes. Logo, esses modelos de negócios exigem dos profissionais de projetos que eles sejam bem generalistas e tenham uma grande habilidade de adaptação.
3 - Tailoring
Por último, o modelo de negócios do tipo Tailoring é aquele que as empresas constroem soluções específicas para cada cliente. Esse tipo de modelo de negócios se caracteriza pela alta personalização no desenvolvimento de produtos, já que a solução dada para um cliente não pode ser replicada em outro.

Empresas de engenharia pesada que desenvolvem equipamentos industriais ou materiais específicos como tubos flexíveis, são um grande exemplo desse tipo de modelo de negócios. Essas empresas possuem poucos clientes, mas todos eles são de grande porte.
Nesse tipo de modelo de negócios o profissional de projetos deve ser um profissional bem técnico, pois a exigência de conteúdo especializado nos seus projetos é muito grande. Diferentemente do que acontece com o profissional de projetos que trabalha com Outsourcing, que é um profissional bem generalista, nesse caso ele deve ser bem especialista. Isso acaba sendo bem mais desafiador, visto que a tendência de dar mais ênfase a questões técnicas do que a questões gerenciais acaba sendo bem maior.
Concluindo...
A gestão de projetos já é uma área essencial para qualquer tipo de modelo de negócios e se tornará ainda mais essencial no futuro, já que muitas atividades operacionais estarão sendo feitas pelas máquinas. Pensando nisso nós desenvolvemos um curso chamado Gestão de Projetos para Profissionais do Futuro. A ideia desse curso é abordar apenas o conteúdo necessário para levar um projeto com sucesso do início ao fim, seja ele de qual natureza for. Clique aqui e baixe a ementa do curso.
Comments