top of page

Storytelling Corporativo: Aprenda a contar histórias para cativar sua audiência

  • Foto do escritor: Alium
    Alium
  • 7 de ago. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de ago. de 2024

Você já deve ter ouvido falar que o storytelling é uma técnica milenar usada pelos maiores líderes e gestores do mundo para cativar sua audiência. No ambiente corporativo, esse termo foi adaptado e passou a ser chamado de business storytelling, ou storytelling corporativo. Isso porque nesse ambiente os desafios são muito variados, e isso demanda que as histórias sejam adaptadas a cada contexto.


Então nesse artigo vamos apresentar para vocês 3 padrões de storytelling corporativo, que foram fruto de pesquisas feitas com líderes e gestores ao redor de todo mundo, para que a partir daqui você saiba como criar histórias de acordo com o contexto empresarial que você se encontra.


Mas como surgiu o Storytelling Corporativo?


O storytelling pode ser entendido como a arte de compartilhar informações por meio de uma narrativa contextual. Ou seja, não basta você saber contar histórias para fazer com que as pessoas prestem atenção em você, é necessário saber também qual tipo de história contar e em qual momento. Logo, o storytelling depende muito do contexto. Então vamos trazer essa conversa para o nosso contexto - o empresarial.


O termo storytelling tem crescido bastante no ambiente empresarial, onde passou a ser chamado de storytelling corporativo. Isso aconteceu desde que líderes e gestores passaram a perceber que suas mensagens precisavam atingir as mentes e os corações das pessoas.


Essa percepção se deu porque a comunicação se tornou algo muito mais complexo nos dias atuais do que já foi no passado. São muitos canais, muitas informações, e muitas relações que precisam ser gerenciadas. É tudo muito caótico.


Todo esse caos acaba demandando das pessoas que ganham a vida tentando convencer outras pessoas a fazer as coisas de determinadas formas, como é o caso de líderes e gestores, habilidades de comunicação que não eram tão demandadas há algum tempo.

Clareza, objetividade e simplicidade na comunicação viraram ativos valiosos para esses profissionais que foram formados para serem mais analíticos, racionais e lógicos. E é aí que entra o storytelling corporativo - essa arte milenar que praticamos todos os dias, mas que ainda é muito pouco explorada no ambiente empresarial.


Curso Online: Storytelling para Negócios

Então, para entendermos um pouco mais sobre esse tema, vamos listar aqui 3 padrões de storytelling corprativo para que você saiba como aplicá-los no seu trabalho.


Padrão 1: Se seu objetivo é fazer uma chamada para ação

Se seu objetivo é fazer uma chamada para ação a seus colaboradores, conte uma história que apresenta como uma mudança de sucesso foi implementada no passado, mas permita que os ouvintes imaginem como algo similar pode impactar suas carreiras no futuro. Esse tipo de história é ótima quando você quer lançar desafios empresariais importantes, como alguma meta que deve ser alcançada ou algum projeto que deve ser concluído. Mas ao contar essa história, você deve evitar detalhes excessivos para que as pessoas não percam o foco do desafio empresarial que está sendo lançado.


Padrão 2: Se seu objetivo é transmitir os valores da empresa

Se seu objetivo é fazer transmitir os valores da empresa, conte uma história que seja familiar para audiência e que gere discussões sobre as questões que envolvem os valores que você está defendendo. Ao contar essa história use personagens e situações reais, mas tenha certeza que sua história seja consistente com suas ações e com as ações da empresa. Aqui, depoimentos de clientes durante sua apresentação são de extrema importância, visto que eles reforçam princípios que sua empresa defende.


Padrão 3: Se seu objetivo é aumentar a colaboração das pessoas

Se seu objetivo é aumentar a colaboração das pessoas, conte uma história que compartilhe histórias de funcionários que venceram desafios para chegar aonde estão e como a empresa lhes proveu isso. Aqui, depoimentos de funcionários funcionam muito bem para despertar uma energia que pode estar adormecida nas pessoas. Ou seja, para aumentar o grau de colaboração das pessoas precisamos inspirá-las. E nada melhor para inspirá-las do que a história de um de seus pares. Mas lembre-se que ao contar essa história, a empresa tenha um plano de ação pronto para canalizar a energia que será gerada. Do contrário, sua apresentação irá virar apenas uma palestra motivacional que não terá resultado prático algum.


Concluindo...


Como podemos ver, o storytelling corporativo de fato é uma poderosa arma para líderes e gestores conseguirem transmitir suas mensagens de forma clara e objetiva, visto que em ambientes empresariais existem desafios dos mais variados níveis e assuntos a serem superados. E quem domina essa arte de contar histórias acaba tendo um grande diferencial profissional, já que poucas pessoas dominam essa técnica. Mas é claro que para se tornar um storytelller corporativo de sucesso são necessárias ainda outras habilidades, ferramentas e técnicas, que podem ser encontradas em nosso curso Storytelling como Ferramenta Estratégica. Aqui você irá aprender a como criar mensagens impactantes para cativar sua audiência.


Comentários


bottom of page