top of page

Coloque o Propósito no centro da sua Estratégia

  • Foto do escritor: Alium
    Alium
  • 14 de ago. de 2023
  • 4 min de leitura

Atualizado: 14 de jul. de 2024

O autor Simon Sinek revolucionou a forma como líderes de todo mundo conduzem suas empresas ao trazer a importância de colocar o Propósito no centro dos seus negócios. Segundo ele, empresas que mudaram a história dos negócios são guiadas por algo maior. Isso significa na prática que a forma de pensar, agir e se comunicar dessas empresas dá a elas uma enorme capacidade de inspirar aqueles que a cercam. E para ilustrar esse conceito, o autor apresentou ao mundo o modelo chamado de Círculo Dourado.


O Círculo Dourado


O modelo do Círculo Dourado proposto por Simon Sinek é dividido em 3 camadas, como podemos ver na figura abaixo.


A primeira camada que devemos considerar é o "O quê?". Essa camada refere-se a missão da empresa, ou seja, a razão pela qual ela foi criada. Segundo Simon Sinek, toda a empresa do mundo sabe o que deve fazer quando é criada, seja se ela foi criada para vender, fabricar ou distribuir algum produto ou serviço.


Quando vamos para a segunda camada, o "Como?", aí a coisa já muda um pouco de figura. Essa camada refere-se a recursos especiais que a empresa possui, como mão de obra, tecnologia, patentes ou processos. Poucas empresas no mundo atingem esse nível de excelência. Essas são aquelas empresas que chamamos de top de linha. Elas se diferenciam substancialmente da maioria das empresas.


Mas segundo Simon Sinek, ainda existem aquelas empresas que conseguem se diferenciar ainda mais das empresas top de linha. Essas são aquelas empresas únicas. E segundo ele, essas são as empresas que conseguiram achar o seu "Por quê?", que é exatamente o Propósito da empresa.


Propósito Empresarial - Curso online

Para Simon Sinek, as empresas que acham o seu Propósito são aquelas que possuem um valor transcendental para as pessoas. Empresas como Apple, Disney e Harley Davidson são bons exemplos. Elas são raras. Elas inspiram as pessoas de uma forma que outras empresas não conseguem. E isso acontece, segundo Simon Sinek, porque seus líderes em algum momento foram guiados por um senso de propósito, e não apenas por um desejo de lucro e fama.


O Propósito não deve ser considerado apenas belas palavras na parede

Com a popularização desse conceito e buscando se diferenciar no mercado, muitas empresas começaram a escrever os seus Propósitos. Porém, não foram verificados resultados concretos. E por que? Porque o Propósito não deve ser considerado apenas belas palavras na parede. Ele deve trazer resultados. Olhando sob a ótica do Circulo Dourado, achar o seu "Por quê?" sem saber o que fazer e como fazer é tão inócuo quanto não ter Propósito algum.


Então como podemos fazer para que o Propósito possa trazer resultados para a empresa?


O Propósito no centro da Estratégia


Um pesquisa publicada na Harvard Business Review demonstrou que existe uma forma de fazer com que o Propósito traga resultados concretos. Essa forma, segundo a pesquisa, é colocar o Propósito no centro da Estratégia da empresa.


Nessa pesquisa, descobriu-se que as empresas que colocaram o Propósito como um guia para sua estratégia de negócios tiveram um crescimento médio anual de 30% nos últimos 5 anos. Ou seja, para essas empresas, verificou-se que o Propósito não foi apenas uma intenção ou um desejo da alta administração, mas sim uma forma de redesenhar a proposta de valor e estrutura organizacional da empresa. Logo, não devemos dissociar o Propósito dos resultados organizacionais. Pelo contrário, devemos usá-lo como um motivador para isso.


A meta do Propósito é achar clientes que acreditam nas mesmas coisas que a empresa, para que assim sejam encontradas formas de trabalhar junto com eles.

Sendo assim, por mais que possa parecer estranho, é possível dizer que a definição do Propósito possui uma meta. A meta do Propósito é achar clientes que acreditam nas mesmas coisas que a empresa, para que assim sejam encontradas formas de trabalhar junto com eles. Nesse caso, a confiança seria a moeda de troca. E assim, a relação com clientes, funcionários e parceiros seria de menos promoções e manipulações e mais de aspirações e inspirações.


Concluindo...


No mundo atual é essencial que as empresas busquem novas formas de se relacionar com todas as partes interessadas que estão envolvidas no seu negócio. Em outras palavras, as empresas que querem de fato se diferenciar precisam achar o seu lugar no mundo. E isso envolve fazer com que seja achado o Propósito pelo qual a empresa existe.


O Propósito, porém, não deve ser visto como uma coisa vaga, usado apenas como uma jogada de marketing. O Propósito deve fazer com que a empresa amplifique ainda mais a sua mensagem pelo mundo. E para isso, o Propósito deve ser o guia da Estratégia de Negócios da empresa.


Se você tem interesse em aprender como definir corretamente o Propósito de uma empresa, vendo exemplos de sucesso de empresas que implementaram essa estratégia, venha conhecer o nosso curso Estratégias Orientadas ao Propósito. Com esse aprendizado você terá uma grande chance de fazer parte de algo maior ao ajudar empresas a mudar suas próprias histórias.



Comments


bottom of page