Gestão Ágil: Como transformar Falhas em Oportunidades
- Alium
- 3 de dez. de 2024
- 4 min de leitura
"Falhar não é uma opção". Essa frase associada ao Diretor da NASA, Gene Kranz, na missão à Lua da Apollo 13, foi um mantra amplamente utilizado por gestores, executivos e empreendedores até o final do século XX. Mas como acontece com muitas frases históricas, ela foi muito mal interpretada.
Foi assim que por muitos anos se difundiu uma cultura dentro das organizações, em que na busca por resultados, o erro é inadmissível. Isso, tirou das organizações o ímpeto de tentar fazer coisas novas. O irônico de tudo isso, é que o que muitos desconsideravam dessa famosa frase, é que a Apollo 13, assim como qualquer grande projeto inovador, passou por um grande processo de experimentação até chegar na sua solução final. Isso é o que chamamos hoje de Gestão Ágil.
Por isso, nesse artigo nós queremos restaurar a verdade. Nós vamos demonstrar aqui 5 práticas da Gestão Ágil que podem ajudar organizações a transformar falhas em oportunidades.
Entendendo a Gestão Ágil
Fazer uma Gestão Ágil não significa apenas adotar metodologias ágeis no desenvolvimento de produtos e processos. Essa adoção passa por uma mudança na forma como as pessoas pensam e agem dentro das organizações. Mas para que isso aconteça, crenças que foram enraízadas nas pessoas durante anos precisam ser desfeitas. Isso passa pela forma como elas trabalham, resolvem problemas e se comunicam.
Por isso, não é de se espantar que à medida que as equipes adotam métodos ágeis, muitas vezes encontram obstáculos não planejados. A questão chave é: como estes obstáculos podem ser transformados em oportunidades de progresso? Listamos abaixo 5 boas práticas.

1 - Crie um Diálogo Aberto
Criar uma cultura de diálogo aberto é crucial. Quando os membros da equipe se sentem seguros em compartilhar seus pontos de vista sem medo, eles ficam mais dispostos a discutir seus erros e aprender com eles.
Uma estratégia eficaz para incentivar este ambiente é através de retrospectivas regulares. Nessas reuniões, todos podem discutir abertamente o que deu errado, o que deu certo e debater ideias sobre melhorias futuras sem culpa. Na verdade, uma pesquisa descobriu que as equipes que realizam retrospectivas regulares relataram um aumento de 20% na comunicação e na confiança entre os membros.
2 - Acostume-se a perguntar "Por que?"
Os erros não devem ser vistos apenas como retrocessos; eles podem servir como excelentes oportunidades de aprendizagem. Quando sua equipe enfrenta um desafio, é vital analisar a situação de perto. Considere questões como: O que causou o erro? Que lições podemos extrair?
Utilizar a técnica dos “5 porquês” pode aprimorar a análise da causa-raiz dos problemas que estão sendo analisados. Ao perguntar “por que” diversas vezes – normalmente cinco vezes – as equipes podem se aprofundar no problema central, revelando pontos fracos do processo. Este método muda o foco da atribuição de culpa para a obtenção de compreensão, orientando, em última análise, as equipes no desenvolvimento de melhores soluções.
3 - Pense como um Cientista
A Gestão Ágil prospera com a iteração, o que exige que as equipes experimentem e refinem continuamente seus processos. Nesse sentido, os erros passam a ser uma parte natural deste processo exploração.
Quando um projeto ou uma ação não saem conforme o esperado, vê-los como um protótipo de melhoria pode ser muito benéfico. Para isso, acostume-se a pensar como um cientista. Registre o que deu errado, levante e teste hipóteses, estabeleça novas estratégias, e...teste de novo! Vá comparando resultados até que você chegue em conclusões cada vez mais profundas. Mas cuidado! Lembre-se que Einstein dizia que o conceito de insanidade é é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Ao testar novas hipóteses, garanta que você está fazendo algo diferente.
Por exemplo, se um recurso de software falhar, analise o feedback do usuário, revise-o e lance uma versão mais robusta. Com isso, cada fracasso pode se tornar um trampolim para o progresso.
4 - Celebre Pequenas Vitórias
Quando surgem desafios, é fácil ficar desanimado. No entanto, comemorar pequenas vitórias é essencial para manter o moral. Aplauda e reconheça cada passo adiante, por menor que seja, para construir uma narrativa positiva sobre a superação de obstáculos.
Por exemplo, se sua equipe resolve com sucesso um pequeno problema ou melhora um processo, reserve um tempo para reconhecer essa conquista. Concentrar-se no progresso pode encorajar a equipe a enfrentar tempos difíceis de forma mais eficaz e a manter uma perspectiva equilibrada.
5 - Elimine as Barreiras Funcionais
Ninguém quer se sentir isolado em tempos difíceis. Por isso, promover a colaboração permite que as equipes reúnam seus conhecimentos, melhorando a compreensão de todos sobre os vários processos.
Por exemplo, a adoção de equipes multifuncionais permite que os especialistas trabalhem juntos e enfrentem os desafios de forma eficaz. Este intercâmbio não só reduz o risco de erros, mas também promove uma abordagem coletiva à aprendizagem e à resolução de problemas.
Além disso, não negligencie as perspectivas daqueles que estão fora de sua equipe imediata. O feedback das partes interessadas pode revelar pontos cegos que as equipes podem não perceber durante as revisões internas.
Por isso, derrube as barreiras funcionais criadas dentro da organização. Envolva-se com clientes ou usuários para coletar insights sobre suas experiências e identificar áreas de melhoria. Manter os canais de comunicação abertos permite que as equipes transformem feedbacks externos em melhorias viáveis.
Concluindo...
Para plantar a semente da Gestão Ágil, comece pequeno. Mude a mentalidade da sua equipe e depois vá plantando essa semente em outras áreas. Acredite, o efeito é exponencial.
E durante essa jornada, passe a considerar os erros como uma oportunidade de dinamizar, aprender e crescer. Abrace a jornada que tem pela frente, aproveite as lições aprendidas e deixe que esses erros conduzam o seu sucesso!
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