top of page

Gestão da Inovação: Como saber se meus Projetos geram Valor?

  • Foto do escritor: Alium
    Alium
  • 17 de abr. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 14 de jul. de 2024

A primeira pergunta que deveria permear a mente de todo Gerente de Projetos do futuro é como seus projetos podem gerar valor para as pessoas e para a organização que está executando aquele projeto. Isso pode parecer uma coisa óbvia, mas muitos Gerentes de Projetos ainda não começam seus projetos fazendo essa pergunta. O que eles normalmente querem saber é: como posso entregar meu projeto dentro dos prazos e custos previstos?


Eu chamo esse profissional de Gerente de Projetos do passado. Esse profissional foi treinado e levado a acreditar que sua função é levar o projeto com eficiência do início ao fim. Isso não está errado. Porém, para o futuro isso é insuficiente.


Curso Online: Como Entregar Valor com a Gestão de Projetos

Então, como os projetos podem gerar valor?


Sabemos que inovação é valor percebido, como diria Tim Brown. Mas mesmo sabendo que o conceito de valor é subjetivo, a forma de gerenciá-lo não é. Com isso, a primeira coisa que precisamos entender é que a Gestão de Valor se baseia em 3 grandes processos: Criação, Entrega e Captura de Valor.


gestão de valor em projetos

Os Gerentes de Projetos do futuro precisam entender a diferença de cada um desses processos, para que assim seja possível gerenciar o valor que seu projeto está gerando, e não apenas o projeto. Ou seja, o projeto é apenas um meio para gerar valor.


Como os projetos podem CRIAR valor?


A criação de valor está associada a como um projeto irá desenvolver o produto ou serviço que ele está planejado para entregar. A escolha de como ele irá criar esse valor é fundamental, já que que o projeto pode fazer isso de diversas formas. Logo, nesse momento o Gerente de Projetos deve levantar as seguintes questões:


1 - O produto será desenvolvido com equipe interna, com parceiros ou com ambos?


2 - Utilizarei alguma tecnologia específica ou as que tenho dentro da empresa?


3 - O projeto será financiado com recursos da empresa ou de terceiros?


Essas perguntas são de cunho estratégico, mas que um Gerente de Projetos do futuro precisa saber. São perguntas como essas que vão permitir a empresa a investir em soluções mais arriscadas, pois ela não ficará dependendo apenas dos seus recursos internos. Assim, as chances de inovação começam a aumentar bastante, pois abrem-se possibilidades de fazer Joint Ventures, captação de Fundos de Investimento, Alianças Estratégicas, etc.


Como os projetos podem ENTREGAR valor?


Já a entrega de valor refere-se a quais dores e desejos das partes interessadas o projeto irá atender. Logo, após definir como o produto ou serviço será construído, o Gerente de Projetos deve fazer as seguintes perguntas:


1 - Qual é o público-alvo que irá consumir o produto ou serviço que meu projeto irá gerar?


2 - O que meu projeto deve fazer para que esse público consiga adquirir o produto ou serviço?


3 - O que meu projeto deve fazer para que a empresa dona do produto ou serviço consiga obter, reter e se relacionar com o seu público?


Em outras palavras, além do seu projeto se preocupar em atender aos requisitos das partes interessadas durante o projeto, ele também deve se preocupar em como irá funcionar a operação de vendas e atendimento ao cliente no pós-projeto, durante todo ciclo de vida do produto ou serviço que o projeto entregou.


Como os projetos podem CAPTURAR valor?


Assim, chega a última parte do processo de Gestão de Valor, que refere-se a como a equipe do projeto irá tornar o produto ou serviço que seu projeto gerou em algo realmente comercial. Com isso, o Gerente de Projetos deve fazer as seguintes perguntas:


1 - Quais são as formas que os clientes pagarão para obter esse produto ou serviço?


2 - Qual será o custo que a empresa dona do produto ou serviço terá para reter, se relacionar e conquistar novos clientes?


3 - Qual será o resultado financeiro que esse produto ou serviço irá trazer para a empresa ao longo do tempo?


Se ao responder a essas perguntas, você como Gerente de Projetos chegar a uma resposta positiva, significa que o seu projeto trouxe inovação, visto que ele gerou valor comercial. Ou seja, existe uma quantidade de clientes razoável que está disposta a pagar por aquilo que seu projeto entregou.


Concluindo...


Sendo assim, para fazer a Gestão da Inovação, você precisa conseguir rastrear todos os três processos de geração de valor que estão acontecendo dentro dos seus projetos - o de criação, entrega e captura de valor. Somente após fazer isso será possível aperfeiçoar o processo de gestão de inovação dentro da sua empresa.


Em outras palavras, os Gerentes de Projetos do futuro podem desempenhar um papel central no processo de inovação das empresas. Mas para isso, eles devem se livrar da visão obsoleta da Gestão de Projetos do passado, aquela focada apenas na eficiência.


E para fazer essa migração do passado para o futuro, venha conhecer o nosso curso Gestão de Projetos para Profissionais do Futuro. Nesse curso você terá uma outra visão sobre gerenciamento de projetos. Uma visão de um Gerente de Projetos do futuro.

bottom of page