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Inovação Disruptiva: 5 Exemplos que mudaram as nossas vidas

  • Foto do escritor: Alium
    Alium
  • 2 de jul. de 2024
  • 7 min de leitura

Atualizado: 14 de jul. de 2024

Nos últimos anos vimos uma onda de empresas que fizeram mudanças significativas na forma como vivemos nossas vidas. Essas mudanças são oriundas de um processo chamado de inovação disruptiva. Nesse tipo de inovação, a empresa não cria um novo mercado, ela muda a lógica de como um mercado existente funciona.


Para entender melhor esse conceito, nesse artigo nós vamos listar 5 exemplos de empresas que trouxeram esse tipo de inovação. No final, você verá qual o segredo que fez com que essas empresas se tornassem tão inovadoras.


1 - Netflix


A Netflix rompeu um mercado dominado por gigantes do entretenimento depois que ela lançou a sua plataforma de streaming em 2009.

Inovação Disruptiva: O Caso da Netflix

Entretanto, a Netflix surgiu mesmo em 1997 quando dois amigos, Reed Hastings e Marc Randolph, tiveram a ideia de criar um negócio de aluguel de DVDs pelo correio. A motivação para isso se deu pela insatisfação que um deles teve em relação a cobrança extra feita pela líder de mercado da época, a Blockbuster, por ter atrasado a entrega de um DVD alugado. Foi assim que eles tiveram a ideia de criar algo que fosse mais cômodo para o cliente.

A grande mudança promovida pela Netflix foi na forma como as pessoas consumiam conteúdos de entretentimento. Antes, para assistir filmes e séries as pessoas iam aos cinemas, assinavam planos de TV fechada ou então iam até as locadoras. Cerca de 15 anos depois, vemos que a forma de consumir tais conteúdos foi totalmente alterada. Até porque, além de trazer uma nova plataforma, a Netflix ainda desafiou diversos padrões impostos por essa indústria e conseguiu alterá-los por descobrir necessidades de clientes que seus concorrentes tradicionais simplesmente desconheciam.


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O tamanho do feito da Netflix foi tão grande que ela chegou a derrubar a gigante mundial dos aluguéis de filmes que havíamos citado no início - a Blockbuster. No vídeo abaixo você pode ver mais detalhes de como ela impôs fim a esse império empresarial, no que parecia a princípio ser uma batalha de Davi contra Golias.




2 - Uber


O Uber também implementou um inovação disruptiva que acabou desafiando a lógica de uma indústria que já funcionava do mesmo jeito há quase 100 anos - a indústria de transportes.

Inovação Disruptiva: O Caso do Uber

O Uber foi criado em 2009 por Garret Camp e Travis Kalanick com a ideia de ofertar um serviço de taxis de luxo. A medida que o tempo foi passando, a ideia inicial foi sendo alterada até chegar ao produto que conhecemos hoje.


O grande feito do Uber foi perceber que a necessidade de locomoção das pessoas havia ficado muito complexa para ser atendida por um mercado que operava praticamente da mesma forma de quando começou, quase um século antes. Isso ficava muito evidente nas grandes metrópoles, onde as pessoas sofriam com trânsito intenso, estacionamentos caros, e falta de transporte público e privado para atender a toda demanda.


Foi aí que o Uber criou um novo tipo de modelo de negócios que chamamos de multilateral (entenda mais sobre esse conceito aqui). Nesse modelo, a empresa conecta dois segmentos de clientes para que suas necessidades sejam complementadas. No caso do Uber, de um lado existiam aqueles clientes que queriam se locomover melhor nas suas cidades, e no outro lado aqueles clientes que queriam algum tipo de renda extra.


Foi exatamente isso que mudou de vez as nossas vidas. Hoje, é improvável que você esteja em algum lugar e encontre algum problema para achar um transporte para se locomover, seja a hora que for. E isso é graças ao Uber.


Como toda inovação disruptiva, o Uber sofreu muitas pressões regulatórias e de grupos de interesses, como a dos taxistas. Mas quando a inovação acontece não há como impedi-la. A mudança que o Uber causou foi tão grande que pessoas mais jovens tem perdido o interesse em ter carros, algo impensável há uma década atrás. Isso demonstra a força da inovação disruptiva - a sua extensão chega a níveis que muitas vezes nem conseguimos mapear.


3 - AirBnB


Assim como o Uber se tornou a maior operadora de transporte de passageiros do mundo sem um veículo sequer, o AirBnB se tornou a maior locadora de imóveis do mundo sem ter um imóvel.

Inovação Disruptiva O Caso do AirBnB

O AirBnB foi fundado em 2007 pelos amigos Brian Chesky e Joe Gebbia. A ideia do negócio veio como uma alternativa que eles buscaram para tentar achar uma renda extra para pagar o aluguel. A ideia deles era oferecer um serviço que desse aos clientes um lugar simples para passar a noite, onde eles teriam direito a um colchão de ar (airbed) e um café da manhã (breakfast). Daí o nome AirBnB (airbed and breakfast).


O AirBnB também é um modelo de negócios multilateral. Ele conecta pessoas que querem um imóvel para alugar a pessoas que possuem um imóvel e querem fazer uma renda com ele. Se o Uber mexeu com a industria de transportes, o AirBnB mexeu com a industria hoteleira.


A grande mudança que o AirBnB causou nas nossas vidas foi democratizar os custos de locação de imóveis, fazendo com que muitas famílias que não tinham acesso para fazer passeios turísticos em alguns locais passassem a ter. E é justamente isso que esses tipos de modelos de negócios fazem - facilitar a transação entre pessoas que possuem interesses complementares.


O AirBnB, assim como o Uber, sofreu e ainda sofre muitas pressões de grupos de interesses. Mas o modelo de negócios deles parece estar cada vez mais forte. Com o aumento do trabalho remoto, o AirBnB acaba sendo uma grande alternativa para as pessoas que querem viajar e levar o trabalho junto com elas.


4 - YouTube


Quando começamos a falar da inovação disruptiva causada por plataformas como o YouTube, já estamos falando de uma mudança em um outro nível de extensão. Isso porque o YouTube atingiu um grau de popularidade que foge da nossa compreensão.

Inovação Disruptiva: O Caso do YouTube

O YouTube foi fundado em 2005 por três ex-funcionários da PayPal - Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. A ideia inicial do YouTube era ser uma plataforma de relacionamentos para hospedar vídeos. Assim como vários outros casos dessa lista, a ideia original foi sendo alterada a medida que outras necessidades de clientes foram sendo descobertas.


O modelo de negócios do YouTube é conhecido como modelo freemium. Nesse modelo há uma sensação que os serviços oferecidos são gratuitos, mas na verdade eles não são. O que acontece é que o grupo de clientes pagantes sustenta os não pagantes. No caso do YouTube, os pagantes são os anunciantes, que concorrem entre si pela atenção dos usuários que usam gratuitamente a plataforma.


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A mudança que o YouTube causou nas nossas vidas foi de nos fazer mudar um hábito que parecia impossível de mudar - o de assistir televisão.


Com o advento do YouTube, cada criador de conteúdo teve a possibilidade de criar o seu próprio canal. O que começou como uma coisa simples, passou a ficar extremamente profissional. E isso começou a incomodar os grandes veículos de comunicação, que estavam acostumados a fazer uma comunicação em massa e padronizada.


Mas em um mundo onde as pessoas buscam conteúdos cada vez mais sob medida para elas, essa comunicação padronizada começou a ficar obsoleta. No YouTube você encontra conteúdos de todos os tipos, sejam eles educacionais, informativos, ou de entretenimento, para você acessar aonde e quando quiser. Sem contar que foi ali que surgiu a grande febre mundial de entretenimento que temos hoje que são os podcasts.


É por desafiar esses grandes veículos de comunicação, que por muitas décadas tiveram o "monopólio" da comunicação, que o YouTube também sofre grandes pressões de grupos de interesses. Mas como vimos nos outros casos, dificilmente essas pressões acabam tendo efeito, visto que o consumidor já absorveu essa inovação e não vai querer voltar ao que era antes.


5 - Facebook (Meta)


No final da nossa lista está a empresa que com certeza causou a maior disrupção desse século: o Facebook.

Inovação Disruptiva: O Caso do Facebook

O Facebook foi fundado em 2004 por Mark Zuckerberg para ser uma rede social interna a ser utilizada por estudantes de Harvard, onde ele estudava. A criação da empresa é cercada de polêmicas, já que dois outros estudantes da universidade alegavam que a ideia havia sido roubada por Zuckerberg. Polêmicas a parte, a empresa conseguiu ir para além dos muros de Harvard e se tornar uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.


O grande feito do Facebook foi que a empresa não mudou apenas a lógica de uma industria, mas sim de várias. A primeira delas foi a industria de Publicidade. Nessa industria, o Facebook permitiu a criação de vários novos empregos, como a de influenciadores digitais, gestores de tráfego, analista de mídias sociais, etc. E ainda levou a popularização de várias outras profissões que até então eram muito restritas, como designers e copywriters.


Ainda na industria de publicidade, o Facebook conseguiu fazer algo excepcional para pequenos negócios. A plataforma permitiu que empresas que não tinham acesso a grandes veículos de comunicação pudessem fazer publicidade dos seus negócios de uma forma muito mais barata e personalizada.


Mas como dito antes, a coisa não parou por aí. O Facebook acabou mudando a lógica de várias outras industrias, já que a plataforma virou uma ferramenta que acabou sendo utilizada como meio para influenciar em diversas questões sociais, como política, entretenimento, informação, costumes, etc.


O modelo de negócios do Facebook é igual ao do YouTube - o freemium. A diferença é que o Facebook sempre enfatizou as relações sociais ao invés do conteúdo. Isso fez com que pessoas começassem a se conectar de uma forma que jamais elas tinham se conectado antes. Por um lado isso foi positivo, já que a ferramenta permitiu que pessoas que não se viam há anos pudessem se conectar. Mas também teve o lado negativo. Com o tempo, as pessoas passaram a substituir as relações pessoais pelas relações digitais.


São exatamente essas pressões que o Facebook e as outras plataformas que surgiram após sua fundação enfrentam. Questões como tempo de tela das crianças, privacidade de dados, ou mediação de conteúdo são assuntos recorrentes quando se fala em regulação das mídias sociais. Mas a verdade é que muitas pessoas ainda estão tentando achar o equilíbrio certo no uso dessas ferramentas. E isso só comprova a grande disrupção que o Facebook trouxe e que acabou mudando de vez a forma como nos relacionamos.


Concluindo...


Vimos que as inovações disruptivas que destacamos nessa lista foram causadas por empresas que aproveitaram a evolução tecnológica para criar novos modelos de negócios. Esse foi o grande segredo que fez essas empresas se tornarem tão inovadoras - seus modelos de negócios.


Por isso é tão importante que os profissionais do futuro entendam como funcionam os diversos tipos de modelos de negócios existentes atualmente, pois só assim será possível criar negócios incríveis e a prova de futuros.


É nesse sentido que convidamos você a conhecer o nosso curso Modelagem de Negócios com Business Model Canvas. Aqui você irá aprender a como desenhar modelos de negócios inovadores usando a ferramenta estratégica mais utilizada pelas grandes empresas do mundo.

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