Mentalidade Ágil: Como desenvolver no seu time
- Alium
- 16 de set. de 2024
- 4 min de leitura
Por muitos anos, a comunidade ágil se focou em criar métodos, processos e ferramentas para divulgar os conceitos ágeis. Mas essa mesma comunidade se esqueceu de um aspecto: toda mudança começa a partir de uma mudança de mentalidade.
É por isso que nesse artigo nós vamos demonstrar 3 lições que você precisa adotar para desenvolver a mentalidade ágil no seu time. A partir disso, você vai ver que a adoção dos métodos ágeis trará muito mais resultados para o negócio e para os clientes, do que atualmente você consegue ter.
1 - Cultive a Curiosidade
Entendendo que ser ágil é ser flexível, a primeira lição que você deve adotar para que seu time comece a desenvolver uma mentalidade ágil, é fazer com que eles se tornem mais curiosos.
A curiosidade é um instinto primitivo que nós temos, e que nos levou a conseguir fazer as maiores descobertas da humanidade. Porém, mesmo sendo algo instintivo, a curiosidade precisa ser cultivada na mente das pessoas.
Quando crianças, todos éramos naturalmente curiosos. Queríamos saber como as coisas funcionavam e porque funcionavam daquela forma. Porém, quando começamos a frequentar escolas, fomos ficando cada vez menos curiosos, pois os nossos professores começaram a nos ensinar todas as "verdades" absolutas e incontestáveis.
Com o tempo, nós começamos a parar de questionar as coisas, fazendo assim com que nossa mente se tornasse cada vez mais preguiçosa em buscar alternativas para os problemas. E essa prática, é claro, foi levada para dentro das organizações.
Sendo assim, não sinta que sua equipe é ruim pelo fato delas não estarem pensando fora da caixa. Cultive a curiosidade provocando neles reflexões para cada pergunta que eles te apresentarem. Não dê a eles todas as respostas, faça com que eles busquem suas próprias respostas. Pergunte mais, e responda menos.
2 - Promova a Simplicidade
A segunda lição que você deve adotar para criar uma mentalidade ágil em seu time vem das sábias palavras de Peter Drucker:
Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, o maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes?
A tendência que toda equipe técnica tem ao tentar solucionar algum problema é de fazer as coisas ficarem muito complexas. Isso é um traço de modernidade que nós desenvolvemos recentemente e que também começou lá na escola.
Nós fomos ensinados a resolver problemas por meio de métodos e fórmulas, e não a partir do raciocínio lógico. Priorizamos o pensamento cartesiano de Descartes em detrimento do pensamento argumentativo de Aristóteles. E com isso, quando estamos diante de problemas que saem um pouquinho da caixa, e que nos dias atuais são a maioria, não sabemos o que fazer.
Um slogan muito utilizado na Marinha dos EUA é o acrônimo KISS (Keep it Simple Stupid) - Mantenha as Coisas Simples Estúpido. Esse acrônimo é um princípio de design adotado por engenheiros de projeto, onde os mesmos são desafiados a construir soluções em que seus soldados sejam capazes de fazer manutenções e consertos em condições adversas, com poucas ferramentas, sem ter que precisar recorrer a manuais e procedimentos.
É por isso que para desenvolver uma mentalidade ágil, você deve estar sempre incentivando seus times a simplificar as coisas. Uma mesma solução pode ser feita de diversas formas. Provoque seu time a sempre buscar a mais simples.
3 - Foque na Visão
A última lição que você deve adotar para criar uma mentalidade ágil em seu time vem da mente do famoso fundador da Amazon, Jeff Bezos. Segundo ele, um bom gestor precisa ser teimoso na Visão e flexível nos detalhes. Mas a verdade é que fazemos o contrário, não é mesmo?
Quantas foram as vezes que você e sua equipe passaram horas, talvez dias, discutindo sobre pequenos detalhes de um produto? Provavelmente várias vezes. Mas o que você deve se atentar a partir de agora é que todas as vezes que isso acontece é porque você está se afastando cada vez mais da sua visão.
Seja na construção de um produto, processo ou estratégia, o que vale é aquilo que se pretende alcançar ao final. Mas não confunda visão com metas. Metas são resultados, visões são conquistas. Ou seja, é o conjunto de resultados que vai te levar a uma grande conquista, e não o contrário.
Sendo assim, não deixe que pequenos detalhes te desviem da sua visão. Se seu time acha que terá mais resultados fazendo as coisas de um jeito diferente do que você pensa, tudo bem, deixe-os fazer. Lembre-se: os resultados são as pequenas conquistas, e não as grandes. Se essas pequenas conquistas não estiverem acontecendo, e você sentir que isso pode impactar a sua visão, mude. Mas não gaste sua energia e do seu time discutindo como fazer as pequenas coisas, mas sim as grandes coisas.
Concluindo...
Se você é um daqueles Gerentes de Projetos que já implementou práticas ágeis em sua equipe e não conseguiu ver resultados, saiba que o motivo para isso ter acontecido é justamente por você não ter seguido as lições desse artigo que você acabou de ler.
E para que você não deixe que isso se repita, convidamos você a conhecer o nosso curso Gestão de Projetos com Mentalidade Ágil. Nesse curso, você vai aprender todas as práticas e habilidades para trazer a agilidade para dentro dos seus projetos, independentemente do método que você escolher utilizar.
Comments